‘Podemos ser escultores de nosso cérebro, se assim nos propusermos’
A leitura enriquece as conexões do nosso cérebro. À medida que adquirimos novos conhecimentos, o cérebro se transforma.
O Biblio Desenvolvimento acontece através da leitura de livros, especialmente aqueles que têm potencial terapêutico e transformador. Esse processo contribui enormemente para a neuroplasticidade cerebral, que é a capacidade que o cérebro tem de aprender coisas novas, criar conexões e expandir o conhecimento.
A plasticidade neuronal – um fenômeno que ocorre no sistema nervoso, e a leitura, estão intimamente relacionadas. Investir na criação e na sustentação de rotinas de leitura sabendo que elas promovem um conjunto valioso de benefícios, é uma sabedoria aplicada. E tanto mais percebemos essa realidade transformadora, tanto mais nos comprometemos com essa área de desenvolvimento e crescimento pessoal.
É real que podemos ser escultores de nosso cérebro, se assim nos propusermos, como expressou Santiago Ramón y Cajal, médico espanhol, Prêmio Nobel da Fisiologia e da Medicina em 1906.
Praticando a leitura de livros e treinando a forma como lemos, aperfeiçoamos a arte de eleger nossos conteúdos. Observando a interação silenciosa desses conteúdos em nossas vidas, perceberemos novos elementos em nossos horizontes e novas chaves para atualizar nossa visão de mundo.